Responderei a esta pergunta referindo-se ao psicólogo clínico, o qual é solicitado para tratar questões psicológicas e emocionais, seja para adultos, adolescentes e crianças.

A procura por clínicas psicológicas tem aumentado significativamente, especialmente durante e pós pandemia, tendo em vista o aumento de casos de ansiedade e depressão. São milhares de pessoas que cada vez mais se conscientizam dos benefícios que a terapia pode trazer, fazendo com que mais e mais estejam dispostas a investir neste tipo de serviço de saúde. Além da conscientização, homens e mulheres tem sentido seus sintomas emocionais cada vez mais fortes, como também dificuldades sociais e profissionais por causa dos problemas emocionais, levando a uma urgência pela procura de acompanhamento psicológico.

Mas qual o momento ideal para se procurar uma psicoterapia? Muitos acham que é preciso procurar um psicólogo quando já percebe que tem vários sintomas de ansiedade e depressão, por exemplo. Principalmente quando a pessoa está apresentando ideações suicidas. Todas essas razões são casos que, efetivamente, um tratamento psicológico vai ser fundamental para sua melhora. Mas vamos dizer que nestes casos acima, a terapia já se tornou urgente. Se quando uma pessoa já percebe os primeiros sinais de ansiedade se manifestando, procurar o psicólogo, pode evitar que o problema se torne maior. Se alguém identifica que está começando a ficar deprimido, buscar ajuda terapêutica pode evitar muito sofrimento posterior, inclusive as ideações de morte.

A terapia pode ajudar igualmente em situações tais como: quando está tendo prejuízos no trabalho por causa de sua falta de controle emocional, desmotivação e pouca produtividade, ou quando tem limitações de contato com outras pessoas por causa da ansiedade social. Quando tem dificuldade para tomar decisões e com isso fica procrastinando constantemente. Quando precisa aprender a lidar com os estresses da vida, ou ganhar mais autoconfiança para enfrentar os desafios.

Ou seja, quando você quiser aprender mais sobre você, valorizar mais a si e desenvolver técnicas para lidar melhor com suas emoções, seus traumas e experiências.

E quando se trata de crianças e adolescentes? Bom, estes também podem sofrer de ansiedade e depressão, o que já é motivo necessário para tratamento. Mas existem também uma inúmeras situações que eles podem precisar de ajuda terapêutica. Existem alguns transtornos psicológicos que podem trazer prejuízos no aprendizado escolar, na convivência social e comprometimento comportamental, onde a terapia pode ajudar com ferramentas muito úteis. Além disso, a terapia pode auxiliar as crianças e adolescentes a lidar com problemas estressantes, como: mudança de cidade, separação dos pais, bullying, rituais de passagem, etc.

Espero que esta matéria tenha tirado suas dúvidas sobre o momento certo para buscar terapia e seus benefícios. Se ficou com qualquer dúvida, é só entrar em contato comigo.

Se você entendeu que está na hora de você iniciar sua terapia, agende sua primeira sessão no link abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *