A depressão é um Transtorno emocional que pode levar uma pessoa a vários prejuízos na sua vida pessoal e profissional. Hoje a depressão é uma das doenças mais incapacitantes no mundo e a quantidade de pessoas diagnosticadas com a doença aumenta a cada ano, especialmente no Brasil.
Infelizmente ainda existe muito preconceito sobre o tema, tanto de parentes, quanto até mesmo por quem sofre a doença, que às vezes, não querendo aceitar seu problema, tenta esconder seus sentimentos, guardando sozinho sua angústia e pensamentos negativos. Perdendo assim, a oportunidade de ser ajudado.
Mas como saber se você está com depressão? O que caracteriza uma pessoa depressiva?
Não só existe um tipo de depressão, mas neste post vamos abordar e identificar o Transtorno Depressivo Maior, que é o mais conhecido e diagnosticado.

 

Para que uma pessoa possa ser caracterizada com Depressão, é necessário que os sintomas estejam presentes a pelo menos duas semanas. Ou seja, estar um dia triste não significa estar depressivo. Receber uma notícia ruim e ficar angustiado como reação, não quer dizer depressão. Os sintomas precisam persistir para que haja o diagnóstico. E quais sintomas seriam esses? Identifique abaixo se você tem sentido durante as duas últimas semanas pelo menos cinco destes sintomas:
1) Humor deprimido durante a maior parte do dia.
2) Grande perda de interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades durante a maior parte do dia.
3) Ganho ou perda de peso significativo (> 5%) ou diminuição ou aumento do apetite.
4) Insônia ou hipersonia.
5) Agitação ou atraso psicomotor observado por outras pessoas (não autorrelatado).
6) Fadiga ou perda de energia.
7) Sentimentos de culpa e inutilidade.
8) para se concentrar e para tomar decisões.
9) Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio, ou até mesmo tentativa de suicídio.
Pacientes, geralmente em estado moderado e grave da depressão podem apresentar negligência em relação aos seus cuidados com a higiene, seus filhos ou animais.
Se você se identificou com alguns dos sintomas apresentados, não considere que já possui o diagnóstico. Esse só pode ser elaborado por um profissional de saúde especializado. Este rápido teste é só para te trazer o alerta, e caso você reconheça que possa estar com depressão, que esteja comprometido a buscar ajuda, seja de um psicólogo, ou de um psiquiatra.
Mas será que tudo isso quer dizer que você só deve procurar ajuda profissional se estiver com sintomas de depressão? Com certeza não! A psicoterapia, por exemplo, pode nos ajudar muito no equilíbrio emocional, a aprender a lidar com os desafios da vida, a resignificar traumas e experiências negativas. Um acompanhamento psicológico, inclusive, pode agir de forma preventiva contra depressão e outros transtornos emocionais.
Esteja atento aos sinais e saiba que você não está sozinho. Se disponha a cuidar de sua saúde emocional, não só para aliviar os sintomas de angústia e comprometimento do seu desempenho, mas para que proporcione bem estar e qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *