A ansiedade está cada vez mais comum em nosso meio. Não só simplesmente a ansiedade natural, que é uma reação do corpo quando nos sentimos ameaçados, mas como Transtorno de Ansiedade, uma produção mental de intensa preocupação, que gera prejuízos para a qualidade de vida, relacionamentos e produtividade.
Em algum momento, todos nós nos sentiremos ansiosos, pois desafios e incertezas são naturais para todo mundo. Contudo, como muitas vezes temos dificuldade de lidar com as preocupações e as emoções que despertam nesses momentos, perpetuamos e intensificamos a ansiedade, gerando adoecimento físico e mental.
A proposta desta matéria é te apresentar os sinais físicos, emocionais e psicológicos que podem indicar que seu nível de ansiedade não está normal e que seria importantíssimo você buscar ajuda para regular isso. Segue abaixo a lista para você identificar quais estão presentes em você:
Sinais psicológicos de alerta:
1) Dificuldade para relaxar e aproveitar um momento de lazer ou descanso;
2) Estresse, falta de paciência e irritação por coisas banais;
3) Dificuldade para se concentrar e memorizar;
4) Dificuldade para dormir.
Sinais emocionais de alerta:
1) Raiva desproporcional de si, dos outros e das circunstâncias;
2) Constante tristeza por as coisas não estarem do jeito que você gostaria;
3) Ressentimento consigo por não ter o desempenho que almejava;
4) Desmotivação: tenta fazer mudanças, mas não é consistente, ou muitas vezes nem consegue começar;
5) Usa o álcool, cigarro ou comida para relaxar.
Sinais físicos de alerta:
1) Aceleramento cardíaco do nada;
2) Dores de cabeça, que não tenha outras razões;
3) Dores musculares, nos ombros e nuca;
4) Pernas inquietas;
5) Tremores no rosto.
Estes são alguns exemplos de comportamentos, que apresentados com frequência podem sinalizar que sua ansiedade está acima do normal.
Existe outro tipo de sinal que você percebe e que acredita que seja por causa da ansiedade? Deixe nos comentários!
A ansiedade a médio e longo prazo podem trazer prejuízos para sua saúde física. É muito comum problemas cardíacos e estomacais serem diagnosticados por causa de implicações da ansiedade. Quando a ansiedade está ativada, os batimentos cardíacos são acelerados e todo o organismo fica alterado, preparado como se fosse para a luta ou fugir de um predador. Os hormônios liberados nesse momento, adrenalina e cortisol, se permanecerem constantemente na corrente sanguínea, começam a prejudicar o sistema imunológico, ocasionando o adoecimento.
Preste atenção no seu corpo, nos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Verifique o que pode indicar que algo não está bem em você e busque tratar essa questão. Através de um acompanhamento psicológico você pode, não só resignificar suas preocupações, como também aprender ferramentas para regular suas emoções e não ser mais vítima das intempestades afetivas e psicológicas.
Não ficamos isentos de sentir ansiedade ocasionalmente, mas podemos evitar que ela atrapalhe nossa rotina e prejudique nossa saúde. Cuide de seu bem estar e qualidade de vida que você consegue esse resultado!